Este espírito de Jeová não é o mesmo Espírito Santo do Deus Pai, cujo fruto é a paz e a mansidão.
Passaremos a mostrar que o Espírito Santo do Pai é o oposto aos espíritos de Jeová.
1. Jeová derramou o Espírito de ira sobre Saul, que se encheu de furor. “Então o espírito de Jeová se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras: e acendeu-se em grande maneira a sua ira” (1 Sm.11:6)
=> O Deus Pai derrama o Espírito de amor tão forte, que afugenta a ira. “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm.5:5).
2. Jeová derramou o Espírito de inimizade e contenda sobre os cidadãos de Siquém. “Enviou Jeová um mau espírito entre Abimeleque e os cidadãos de Siquém: e os cidadãos de Siquém se houveram aleivosamente contra Abimeleque” (Jz.9:23).
=> O Pai derramou o Espírito de plena comunhão sobre todos. “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos. Amém” (2 Co.13:13)
3. Jeová derramou no Egito um perverso espírito, para que errassem. “Jeová derramou no meio deles um perverso espírito; e eles fizeram errar o Egito com toda a sua obra como a bêbado quando se revolve no seu vômito” (Is.19:14).
=> O Pai derrama o Espírito de regeneração e santificação (1 Co.6:10-11).
4. Jeová derramou um Espírito de sono para que os profetas não entendessem. ”Porque Jeová derramou sobre vós, um espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, os profetas; e vendou os vossos cabeças, os videntes” (Is.29:10).
=> O Deus Pai derramou o Espírito de revelação para que todos entendam (1 Co.2:7-10).
5. Jeová cegou Israel para não ver e crer em Jesus. “Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos e ouvir com seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado” (Is.6:10; Jo.12:37-41).
=> O Espírito Santo cura a cegueira para que creiam em Cristo (Ef.1:17-19).
6. Jeová derramou sobre Sanção o espírito de violência para matar (Jz.14:19; 15:14-15).
=> O Pai enche os cristãos de paz e gozo pela virtude do Espírito Santo. “Ora o Deus de esperança vos enche de todo gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Rm.15:13).
7. A unção espiritual de Jeová era para matar (1 Rs.19:15-17).
=> A unção do Pai era para curar e dar vida (At.3:1-8).
8. Eliseu, ungido com o espírito de Jeová, matava crianças (2 Rs.2:23-24).
=> Jesus, o ungido do Pai, amava e salvava todas as crianças (Mt.19:13-15).
9. Jeová derramava o espírito da mentira. “Agora pois, eis que Jeová pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e Jeová falou mal contra ti” (1 Rs.22:23).
=> Jesus derramou o Espírito de verdade (Jo.14:16-17).
Se Jeová fosse o Pai, o seu espírito não poderia operar de modo diverso do Espírito Santo do Pai e de Jesus, seu Filho unigênito. Se o espírito de Jeová opera de forma contrária, Jeová é contrário ao Pai e ao Senhor Jesus.
Autoria: Pastor Olavo S. Pereira