JEROBOÃO
Quem era Jeroboão? Um efraimita, filho de Nebate, muito hábil e industrioso desde a infância. Salomão, conhecendo suas aptidões fê-lo intendente dos tributos de toda a casa de José (I Rs. 11:28).
“Aconteceu que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho, e ele estava vestido de um vestido novo, e sós estavam os dois no campo. E Aías pegou no vestido novo que sobre si tinha, e o rasgou em doze pedaços. E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz Jeová deus de Israel: Eis que eu rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que elegi de todas as tribos de Israel. Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram nos meus caminhos, para fazerem o que parece reto aos meus olhos” (I Rs. 11:29-33). E Jeová disse mais: “Porém eu não tomarei nada deste reino da mão de Salomão nos seus dias, por amor de Davi. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e a ti to darei as dez tribos dele, e a seu filho darei uma tribo, para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que elegi para pôr ali o meu nome” (I Rs. 11:34-36).
Este texto deixa bem claro que foi Jeová quem escolheu Jeroboão, filho de Nebate, e lhe deu as dez tribos, que formaram o reino do norte. Aconteceu que, Jeroboão pensou o seguinte em seu coração: O templo está em Jerusalém, e o povo irá lá para adorar e fazer sacrifícios. Com isso o coração do povo tornará para Roboão, filho de Salomão, e a mim me matarão (I Rs. 12:26-27). Então o rei Jeroboão fez dois bezerros de ouro, e disse ao povo: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, o Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um bezerro em Betel, e outro em Dã. E este feito se tornou em pecado diante de Jeová, e o povo se corrompeu (I Rs. 12:28-30).
Jeová então planeja destruir toda a casa de Jeroboão, o homem que ele, o deus de Israel, tinha escolhido para ser o rei das dez tribos. “Eis que trarei mal a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo o homem até o menino, tanto o encerrado como o desamparado em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe. Quem morrer de Jeroboão na cidade os cães o comerão, e o que morrer no campo as aves o comerão, porque Jeová o disse” (I Rs. 14:10-11).
Nesta manobra política tenebrosa de Jeová, ele cometeu no mínimo quatro erros crassos e injustos que não se coadunam com a imagem do Deus amoroso, perdoador e perfeito, revelado por Jesus Cristo no Novo Testamento.
- Dividiu o reino de Israel em dois. Não sabia Jeová que o “reino dividido não subsiste?” Foi Jesus, que é um com o Pai, quem revelou essa verdade dizendo: “Todo o reino, dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá” (Mt. 12:25; I Rs. 11:35-36). Divididos, os dois reinos começaram a guerrear entre si. Um Deus verdadeiro sabe isso.
- Jeová escolheu um mau homem para reinar sobre as dez tribos. Ora, Salomão declara que Jeová sonda os corações em Pv. 21:2. E declarou mais: “Se disseres: Eis que o não sabemos; porventura aquele que pondera os corações não o considerará? E aquele que atenta para a tua alma não o saberá?” (Pv. 24:12). O profeta Daniel disse: “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” (Dn. 2:22). Sobre o profeta Jeremias, o próprio Jeová disse: “Antes que te formaste no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta” (Jr. 1:5). O rei Davi declara que Jeová esquadrinha os corações, e entende todas as imaginações e pensamentos (I Cr. 28:9). E disse mais Davi: “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento” (Sl. 139:2). Ora, conhecendo Jeová os pensamentos e intenções dos homens, e conhecendo as suas tendências, mesmo antes de nascer, não podia ter colocado um rei perverso sobre Israel, a não ser com a intenção de destruir o reino (o mal de Jeroboão está em I Rs. 12:26-30).
- A terceira injustiça de Jeová está no fato de mandar destruir toda a casa de Jeroboão, incluindo os filhos e as crianças, anulando a sua própria lei, que diz: “Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos seus pais; cada um morrerá pelo se próprio pecado” (Dt. 24:16; I Rs. 14:10-11).
- O quarto erro com injustiça está em que Jeová pôs a culpa de ter escolhido Jeroboão para ser rei sobre Israel. Leiamos o texto: “Jeová rejeitou a toda a semente de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os tirou de diante de sua presença. Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir a Jeová, e os fez pecar um grande pecado” (II Rs. 17:20-21). Homem que não reconhece a própria culpa não tem honra nem dignidade. No caso de um deus essa atitude é abominável. Um deus culpando inocentes porque quer destruí-los. Nero fez isso. Mandou incendiar Roma e pôs a culpa nos cristãos porque queria matá-los.
Mas os crimes de Jeová não param aí. Salomão, em oração pediu sabedoria a Jeová. Foi atendido prontamente. Jeová lhe disse: “Eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará” (I Rs. 3:12). A sabedoria foi tão terrena e carnal, que Salomão, o lúbrico, casou com setecentas mulheres princesas, e ainda teve trezentas concubinas para deleite sexual. A sabedoria foi tão terrena e diabólica, que Salomão a usou para oprimir o povo cobrando altos tributos. Pois para alimentar mil mulheres, os servos, os príncipes nos banquetes,“o provimento de Salomão era, a cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha. Dez vacas gordas, vinte vacas de pasto, e cem carneiros, afora os veados e as cabras monteses, e os corsos, e as aves cevadas” (I Rs. 4:22-23). Recebia Salomão 666 talentos de ouro cada ano, além dos negócios com outros reis (I Rs. 10:14-15). O jugo imposto por Salomão era tão pesado, que depois da sua morte, o povo foi a seu filho Roboão, o novo rei, suplicando: “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos” (I Rs. 12:4). Roboão, abandonando a prudência, e seguindo o louco conselho dos rapazes irresponsáveis que haviam crescido com ele, respondeu ao povo, dizendo: “Meu dedo mínimo é mais grosso que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões” (I Rs. 12:10-11). Esta declaração insensata de Roboão causou a separação do reino de Israel em dois. A idéia que nos fica é que Roboão era irresponsável. Mas não é assim. As palavras de Roboão são repetidas no segundo livro das crônicas de Israel, onde se lê: “Assim o rei não deu ouvidos ao povo, porque esta mudança veio de Jeová, para confirmar a palavra falada por Aías, o profeta, a Jeroboão, filho de Nebate” (II Cr. 10:14-15). Incrível. Não foram palavras de Roboão, mas sim palavras de Jeová usando a boca de Roboão para fazer o mal. Se este era o plano de Jeová, ele também usou Salomão para fazer o mal, e assim a sabedoria dada a Salomão era maléfica.
Autoria: Pastor Olavo Silveira Pereira