“E formou Iahweh Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente” (Gn.2:7). Este homem formado do pó da terra, há 6000 anos, não era igual ao homem criado em Gn.1:26-27: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.
1) O homem criado do nada era imagem e semelhança de Deus e o homem criado do pó, era imagem e semelhança do pó.
2) O homem, criado do nada, foi criado com mulher e o homem, formado do pó, foi formado sem mulher.
3) O homem, criado com mulher, recebeu ordem para crescer, e multiplicar, e dominar a terra; e o homem formado do pó foi colocado no jardim do Éden para lavrá-lo e guardá-lo.
4) O homem, criado do nada, não recebeu mandamento, e o homem, formado do pó, recebeu mandamento.
5) Deus formou um jardim cheio de árvores frutíferas e duas árvores especiais: A árvore da Vida no centro do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
6) O homem criado do nada não tinha conhecimento dessas duas árvores, porque ele estava fora do jardim; e o homem formado do pó, recebeu um mandamento que lhe foi dado.
7) “Então, Iahweh Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que Iahweh Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão” (Gn.2:21-22).
8) “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que Iahweh Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira e fizeram para si aventais” (Gn.3:1-7). Iahweh Deus os condenou à morte (Gn.3:17-19). Iahweh disse: “Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente, Iahweh Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do Jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida” (Gn.3:22-24). Iahweh não queria que o homem comesse da árvore da vida, porque fechou o caminho com os querubins e a espada. Então, o homem estava eternamente condenado.
9) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo.3:16-17). Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador” (Jo.15:1). “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo.3:18). “O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai” (Gl.1:4). “E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” (Mt.9:11-13).
Jesus morreu numa cruz e a cruz tem a forma de uma chave. Com a sua morte ele abriu as portas do Paraíso e qualquer que crer em Jesus come do fruto da Árvore da Vida. E assim Ele retirou os querubins e a espada inflamada que impediam a entrada do caminho da Árvore da Vida. Agora, a porta está escancarada, e os braços de Jesus abertos para receber todo aquele que n’Ele crer.
Autoria: Pr. Olavo Silveira Pereira
essas duas criação foi jeová que fez?
Na bíblia nós temos 2 criações, 2 princípios, sendo uma da terra e da Carne e outra sendo espiritual, formando homens espirituais.
(1 Coríntios 15:45-54) Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
Nós vemos que o primeiro homem não traz a imagem de Deus e se não nascer de novo nem pode ver o reino de Deus:
(João 3:3-8) Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
A segunda Criação Espiritual feita pelo Pai é o próprio Cristo:
(2 Coríntios 5:16-17) Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
Li o comentário de uma pessoa é quero deixar aqui registrado que pactuo com o neto do pastor Olavo. Nada há que denigre a pessoa do Pastor Olavo quanto a sua teoria e a prática do Evangelho. Conheço-o há muitos anos, desde a IEFA. A vida e o conhecimento do Evangelho foram pilares para mim, no verdadeiro entendimento da Palavra de Deus ( o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo). Saudações em Cristo.
Que o Senhor possa continuar a multiplicação da graça e da paz sobre a sua vida e da sua família.
(2 Coríntios 13:14) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.
Ola Pessoal do Pr Olavo
Um abraço na paz do Senhor Jesus e o amor Do Deus nosso Pai. Gosto muito destes estudos e gostaria de saber como vai meu amigo Pr Olavo??
que tanto bem nos faz com estas materias de estudos.
respostas para afromendis@gmail.com
A paz do Senhor Jesus,
O Pastor Olavo encontra-se acamado recentemente devido a 3 AVCs que ele teve e atualmente está sendo alimentado por sonda.
Esteja em oração para que ele se recupere completamente e nos traga mais revelação.
Devido a dedicação do Pr. Olavo temos ainda não publicados 47 estudos, portanto ainda com ele acamado vocês ainda estarão recebendo estudos por ele escritos.
Semanalmente distribuímos estudos um pouco mais atuais, nas ABIPs realizadas todos os domingos as 10:30h da manhã aqui no sítio.
Endereço está no link a seguir: http://www.acampamentorecantofeliz.com.br/
Bom Dia,
Pr Abner Pereira, Pr Olavo, Tenho interesse em participar desses estudos que são feito aos domingos, como faço para participar?
A Paz do Senhor Jesus
Atenciosamente.
Luiz Rios
A Paz do Senhor Jesus Luiz Rios,
Residimos e fazemos os estudos bíblicos no local que se especifica no link a seguir : http://www.acampamentorecantofeliz.com.br/?page_id=2
Os através dos telefones do site Acampamento Recanto Feliz, você estará entrando em contato direto conosco.
onde está o homem e a mulher da primeira criação??
No Éden nós temos um quadro interessante e que indo direto a sua pergunta, o problema maior é que foi estabelecida uma “lei”( Não comerás do fruto da árvore do bem e do mal ) e ela foi transgredida.
Em (Gênesis 2:9) E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
A tradução do original nos traz a seguinte perspectiva que nos abre um horizonte ainda maior :
YHWH Elohims fez germinar do terreno toda árvore cobiçável para a vista e boa para comer , a arvore da vida, e no meio do jardim, e a árvore da penetração do bem e do mal
* a arvore da pentração, termo usado no hebraico = iada’: este verbo sempre um sentido concreto, experimental.
No centro do relato, como no centro do Éden, encontra-se a árvore da penetração, que dá àqueles que a comem o poder de penetrar o bem e o mal.
Bom ao certo temos que Adão e Eva cobriram os sexos ao experimentarem da árvore do bem e do mal, principalmente porque o texto diz que Adão comeu o fruto com sua mulher e claro que na relação íntima necessita-se de 2:
(Gênesis 3:6-7) E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Bem que também podemos perceber que as árvores eram cobiçáveis para a vista e boas para comer, logo a cobiça já estava na carne antes do pecado, e assim podemos concluir que o projeto da desobediência estava falido antes de mesmo começar visto que estava a “lei” ou ordenança enferma pela cobiça da carne:
(Romanos 8:3) Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
Não obstante disto, tendo mesmo assim um plano falido antes de começar, vemos que na desobediência a semelhança do pecado passou a todos mesmo que os semelhantes não tivessem cometido nada com consciência, vemos que o segundo Adão que é o Cristo revelado na plenitude dos tempos faz o mesmo com sua maravilhosa “graça”= (favor imerecido) e coloca a semelhança de sua Justiça sobre todos aqueles que forem plantados junto a ele na sua morte, e mesmo sem merecer, possam ser novamente gerados segundo a nova Criação, e assim, pelo Espírito de Deus combaterem a cobiça que estava no homem do Éden.
(Romanos 3:20-24) Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
(Romanos 5:11-14) E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei.
No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.
(1 Coríntios 15:45-54) Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.
Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.
E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.
E claro que tudo ficou comprometido:
(Romanos 8:20-23) Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Quanto ao sábado ou qualquer lei ou mandamento que exista seja a de guardar o sábado ou o dízimo ou a circuncisão ou qualquer outro mandamento que exista, quando o novo princípio se manifestou, isto é quando Cristo se manifestou ele aboliu a fraqueza encerrada debaixo do primeiro concerto, isto é a lei:
(Romanos 10:4) Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
(Romanos 7:4-6) Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
(2 Coríntios 3:14-16) Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;
E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.
A paz do Senhor Jesus Anderson.
Relendo a minha resposta percebi que não fui no cerne da questão.
O tópico 6 do estudo responde a sua pergunta:
6) O homem criado do nada não tinha conhecimento dessas duas árvores, porque ele estava fora do jardim; e o homem formado do pó, recebeu um mandamento que lhe foi dado.
A narrativa bíblica nos leva a ver que haviam homens fora do jardim do Éden.
(Gênesis 4:1,2) E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
Caim matou Abel e foi marcado por Jeová:
(Gênesis 4:13-17) Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
Bom alguns dizem que Adão teve muitas filhas, porém isto é uma absoluta opinião particular, principalmente porque Adão só tornou a conhecer Eva sexualmente de novo após Caim ter edificado a cidade:
(Gênesis 4:25) E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
E sim Adão gerou filhos e filhas mas a palavra nos mostra com exatidão que foi apenas depois de ele ter gerado Sete que foi após a edificação da cidade de Caim, isto é Caim se ajuntou com uma Mulher que não tinha parentesco com ele sendo assim, haviam sim pessoas fora do jardim do Éden:
(Gênesis 5:3,4) E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
Cristo veio em carne mas não o conhecemos mais segundo a carne. Deus Pai só gera filhos espirituais em Cristo. Jeová formou da terra o homem terreno, carnal. É preciso se livrar do corpo carnal, material, para entrar no Reino de Deus.
Paz a todos, estou conhecendo agora os comentários do Pr. Abner Pereira Dancuart.
(2 Coríntios 5:1-9) Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;
Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.
Ora, quem para isto mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito.
Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor
(Porque andamos por fé, e não por vista).
Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.
Pois que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes