“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” I Tim 2:5
O Evangelho de João concorda com a declaração de Paulo dizendo: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer” (Jo.1:18). O próprio Jesus confirma as declarações de João e Paulo, com as seguintes palavras dirigidas aos fariseus religiosos do seu tempo: “…Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai” (Jo.8:19).
Com isto, Jesus afirmava que ninguém poderia conhecer ao Pai sem conhecer a Ele, pois é único e perfeito mediador. Dentro desta linha de pensamento, o apóstolo Pedro concordou com João e Paulo, declarando aos sacerdotes, aos capitães do Templo e aos saduceus: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, PORQUE TAMBÉM DEBAIXO DO CÉU NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, PELO QUAL DEVAMOS SER SALVOS” (At.4:11-12).
Jesus Cristo confirma mais uma vez as palavras dos três apóstolos, João, Pedro e Paulo, dizendo: “… EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MI” (Jo.14:6).
No Evangelho de Mateus, Jesus faz a declaração mais contundente a respeito de si mesmo, como único mediador entre Deus e os homens: “TODAS AS COISAS ME FORAM ENTREGUES POR MEU PAI: E NINGUÉM CONHECE O FILHO, SENÃO O PAI; E NINGUÉM CONHECE O PAI, SENÃO O FILHO, E AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR” (Mt.11:27).
Depois destes textos reveladores, qualquer um conclui que mediador, é aquele único que liga os homens a Deus, é aquele único que revela o verdadeiro Deus, é aquele único que mostra a verdadeira obra de Deus, é aquele único que executa a vontade de Deus, é a única porta para Deus e é o único que reconcilia o homem com Deus, pois é o único que faz propiciação pelos pecados dos homens diante de Deus (1 Jo.2:2). É o único advogado diante de Deus para interceder pelos perdidos (1 Jo.2:1).
Se há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, como lemos acima, QUE DEUS MOISÉS REVELOU AOS HOMENS? “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: Eu serei o que serei. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu serei me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Jeová, Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente…” (Ex.3:13-15).
E o apóstolo Paulo revela que Moisés foi o mediador entre Deus e os homens em Gl.3:19. MAS NÃO EXISTEM DOIS MEDIADORES, E SIM UM SÓ MEDIADOR. Concluímos que o Deus que usou Moisés como mediador é falso.
Os sacerdotes do Velho Concerto eram todos mediadores falsos.
Moisés foi o mediador entre o Deus das trevas e o povo – Dt.4:11-12
Jesus é o mediador entre o Deus da luz e os homens – 1 Jo.1:5
Moisés foi o mediador do Deus que matava os homens – Ez.18:4
Jesus é o mediador do Deus que dá a vida aos homens – Jo.17:3
Moisés foi o mediador entre o Deus da ira e os homens – Sl.7:11-13
Jesus é o mediador entre o Deus do amor e os homens – Jo.3:16
Moisés foi o mediador entre o Deus da vingança e os homens – Na.1:2
Jesus é o mediador entre o Deus do perdão e os homens – 1 Jo.2:12
Moisés foi o mediador entre o Deus das maldições e os homens – Dt.28:15-68
Jesus é o mediador entre o Deus que tira as maldições de Jeová para herdarmos a bênção – Gl.3:10,13; Ef.1:3
As obras de Jeová não são iguais as do Pai, logo é falso Deus. E o próprio Jeová afirma que não muda em Malaquias 3:6.
Os cristãos são atingidos por tuberculose, febre, AIDS, lepra e todo tipo de enfermidades porque adoram o Deus das maldições que é Jeová. Então vão às igrejas pedir para Jesus curar, mas continuam debaixo das maldições do Deus que professam.
Moisés não leva ao Pai. É preciso rejeitar o falso e crer no verdadeiro através do único mediador que continua falando.
“…EU SOU O CAMINHO A VERDADE, E A VIDA. NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM.” (Jo 14:6)
Autoria Pastor Olavo S. Pereira